noticias Seja bem vindo ao nosso site Assú Todo Dia!

Brasil

ENEM: Prazo para pedir isenção termina na sexta-feira (26)

O prazo também vale para quem precisa justificar a ausência na edição do ano passado

Publicada em 22/04/24 às 19:48h - 11 visualizações

Gustavo Varela/Assú Todo Dia


Compartilhe
Compartilhar a noticia ENEM: Prazo para pedir isenção termina na sexta-feira (26)  Compartilhar a noticia ENEM: Prazo para pedir isenção termina na sexta-feira (26)  Compartilhar a noticia ENEM: Prazo para pedir isenção termina na sexta-feira (26)

Link da Notícia:

ENEM: Prazo para pedir isenção termina na sexta-feira (26)
Já o prazo para interpor recursos contra a reprovação das solicitações será entre 13 e 17 de maio, com resultado no dia 24 do mesmo mês  (Foto: TCM)

O prazo para pedir isenção no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 termina na próxima sexta-feira (26). O prazo também vale para quem precisa justificar a ausência na edição do ano passado.

A gratuidade pode ser solicitada na Página do Participante, com o login único do Gov.br. O resultado está programado para ser divulgado no dia 13 de maio, também na Página do Participante. Já o prazo para interpor recursos contra a reprovação das solicitações será entre 13 e 17 de maio, com resultado no dia 24 do mesmo mês.

Quem pode pedir isenção?

Estudantes matriculados na 3ª série do ensino médio (neste ano de 2024), em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar;

Estudantes que fizeram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada;

Estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica por serem membros de família de baixa renda – com registro no Cadastro Único para programas sociais do governo federal (CadÚnico);

Inscritos no programa Pé-de-Meia.

Justificam a ausência no exame

Boletim de ocorrência por assalto ou furto;

Acidente de trânsito;

Morte na família;

Maternidade ou paternidade;

Acompanhamento de familiar em algum evento ocorrido na data da prova;

Privação de liberdade;

Problemas de saúde;

Deslocamento a trabalho;

Intercâmbio acadêmico ou atividade curricular.

A confirmação do pedido de justificativa ou isenção no Enem não garante a inscrição no exame. Os interessados em realizar as provas deste ano deverão efetuar a inscrição virtualmente.

Para que serve o Enem?

O Enem avalia o desempenho escolar dos alunos ao término da educação básica. A nota do exame é a principal porta de entrada para o ensino superior, permitindo que os candidatos concorram por vagas em universidades públicas e privadas por meio de programas do governo federal, como Sisu, Prouni e Fies. Os resultados ainda podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep.

Em 2023, 3,9 milhões de estudantes se inscreveram no Enem, número 13,1% superior em relação ao ano anterior, quando as inscrições somaram 3,4 milhões. As provas englobaram, como de costume, questões sobre linguagens, ciências humanas, matemática e ciências da natureza, além da redação.

Fonte: Ponta Negra News




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (84) 99465-0642

Visitas: 393658
Usuários Online: 39
Copyright (c) 2024 - Assú Todo Dia
Converse conosco pelo Whatsapp!