https://www.youtube.com/channel/UCSgK0PVg6G0f3XaFAYkqeuQ
Em Assú e outros municípios do Brasil, muita gente tem recebido mensagens via SMS, WhatsApp ou e-mail informando sobre supostas pendências no CPF. A Receita Federal, entretanto, esclarece que tais mensagens são fraudulentas e podem significar tentativas de golpes.
O texto diz que “se a situação não for regularizada imediatamente, o CPF será suspenso; as contas vinculadas serão bloqueadas; e outras complicações graves poderão ocorrer, como: dificuldades na emissão de documentos oficiais e na realização de transações bancárias”.
Júnior Cavalcante que é servidor da Receita Federal em Assú alerta sobre o recebimento desse tipo de mensagem.
Para dar credibilidade à fraude, os criminosos utilizam logotipos, cores e linguagem técnica semelhantes aos da Receita Federal; e destacam termos como “irregular” e “suspenso” em cor vermelha, induzindo a vítima ao pânico e à tomada de decisão imediata.
Além disso, os golpistas exigem o pagamento de uma falsa multa no valor de 124 reais e 60 centavos; em um prazo, geralmente, inferior a 48 horas.
A autarquia alerta que também não envia e-mails exigindo pagamentos ou regularizações urgentes por meio de links.
É importante ficar atento também aos links que constam nos e-mails fraudulentos, porque eles direcionam para páginas falsas que simulam portais do governo.