https://www.youtube.com/channel/UCSgK0PVg6G0f3XaFAYkqeuQ
A Secretaria Municipal de Saúde de Assú informou baseado em dados da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) recentemente foram registrados atendimentos relacionados a picadas de cobra.
O caso mais recente aconteceu na semana passada.
Segundo comunicado distribuído aos órgãos de imprensa do município, está sendo reforçado junto às unidades de saúde a importância da notificação desses casos para monitoramento e ações preventivas.
Diante de acidentes com animais peçonhentos, a Secretaria reforça que é fundamental procurar atendimento médico imediato.
Nos dois casos registrados em Assú, os pacientes foram avaliados e, conforme orientação do Centro de Informação e Assistência Toxicológica do Rio Grande do Norte (CIATOX-RN), foi indicado apenas acompanhamento clínico após analgesia, sem necessidade de soroterapia, pois não houve agravamento do quadro clínico.
A informação foi confirmada pelo diretor da Unidade de Pronto Atendimento, João Belarmino.
O professor e pesquisar da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Willianilson Pessoa tem feito constantes levantamentos e identificado as espécies mais comuns de serpentes presentes no Vale do Açu e região central do Estado.