https://www.youtube.com/channel/UCSgK0PVg6G0f3XaFAYkqeuQ
O novo estádio de Mossoró será construído no mesmo terreno do Estádio Manoel Leonardo Nogueira, o Nogueirão, localizado no bairro de Nova Betânia, uma das áreas mais nobres do município. O anúncio foi feito pelo vice-prefeito, Marcos Medeiros, em reunião com os dirigentes dos clubes locais (Baraúnas, Mossoró e Potiguar) e membros do setor empresarial.
De acordo com a Prefeitura, o projeto da nova praça esportiva de Mossoró será viabilizada por meio de concessão público-privada, que terá custo zero aos cofres públicos. A empresa será escolhida por licitação e ficará responsável pela construção e gestão da arena por um período definido, conforme as regras que serão estabelecidas no edital que será publicado, previsto para o mês de maio.
A proposta consiste em uma arena multiuso com capacidade para 15 mil pessoas, com gramado conforme padrão FIFA, Museu do Esporte Mossoroense, cobertura, camarotes e estrutura adequada para receber torcedores, clubes e imprensa. Além disso, no entorno, o projeto prevê mais de 500 vagas de estacionamento, espaços comerciais, bares, choperias, praça de alimentação e áreas para eventos.
Inicialmente, a Prefeitura planejava realizar a escolha do terreno do novo estádio por um edital, que seria publicado em março deste ano, entretanto a decisão foi por construir o “Novo Nogueirão” no mesmo lugar em Nova Betânia.
Em fevereiro de 2024, a Prefeitura de Mossoró concluiu junto aos representantes de Baraúnas e Potiguar o plano de necessidades para a construção do ‘novo Nogueirão’. Posteriormente, no mês de abril, o Executivo abriu uma consulta pública para que a população mossoroense, esportivas e desportivas opinasse sobre como desejam que seja construída a nova praça esportiva do município.
Nogueirão está interditado há um ano
O Estádio Nogueirão está interditado desde o dia 07 de fevereiro de 2024, devido à falta de obras de acessibilidade e o desabamento de parte da marquise após uma forte chuva. O gramado desapareceu e o estádio apresenta um cenário de abandono total.
A municipalização do estádio foi anunciada em março de 2021 sem apresentar de lá para cá resultados práticos em favor do Nogueirão. Antes, a administração estava sob responsabilidade da Liga Desportiva Mossoroense (LDM)
Sem poder contar o estádio, Baraúnas e Potiguar passaram a disputar seus jogos no Estádio Edgarzão, em Assú, que fica a 70,3 km de Mossoró. Durante a disputa do Campeonato Potiguar de 2025, os clubes mandaram algumas partidas na Arena das Dunas, em razão dos custos com a logística de jogar no Edgarzão.
Fonte: Tribuna do Norte