https://www.youtube.com/channel/UCSgK0PVg6G0f3XaFAYkqeuQ

noticias Seja bem vindo ao nosso site Assú Todo Dia!

Esporte

Hugo Calderano é campeão da Copa do Mundo de Tênis de Mesa

Atleta é o primeiro fora da Ásia e da Europa a disputar — e vencer — uma final masculina

Publicada em 25/04/25 às 10:04h - 16 visualizações

Gustavo Varela/Assú Todo Dia


Compartilhe
Compartilhar a noticia Hugo Calderano é campeão da Copa do Mundo de Tênis de Mesa  Compartilhar a noticia Hugo Calderano é campeão da Copa do Mundo de Tênis de Mesa  Compartilhar a noticia Hugo Calderano é campeão da Copa do Mundo de Tênis de Mesa

Link da Notícia:

Hugo Calderano é campeão da Copa do Mundo de Tênis de Mesa
Hugo Calderano é campeão da Copa do Mundo de Tênis de Mesa  (Foto: Jared C. Tilton)

Hugo Calderano protagonizou um momento histórico neste domingo 20 ao se tornar o primeiro brasileiro a vencer a Copa do Mundo de Tênis de Mesa. A conquista inédita veio com uma atuação de gala diante do número 1 do mundo, o chinês Lin Shidong, em Macau, na China. Com um desempenho impecável, Calderano dominou a maior parte do confronto e selou a vitória por 4 sets a 1, com parciais de 6/11, 11/7, 11/9, 11/4 e 11/5.

Orgulhoso de sua campanha, o brasileiro deixa a China marcando seu nome na história. Ele é o primeiro atleta de fora da Ásia e da Europa a disputar — e vencer — uma final masculina da Copa do Mundo. Do outro lado da mesa, Shidong, de apenas 20 anos, disputava sua primeira final desde que assumiu o topo do ranking da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF), em fevereiro.

Atual número 5 do mundo, Calderano superou seu melhor desempenho anterior na competição — as quartas de final em 2019 — e teve uma campanha irretocável em 2024. Foram cinco vitórias consecutivas antes da final, contra Eugene Wang (65º, Canadá), Yukiya Uda (30º, Japão), Hiroto Shinozuka (29º, Japão), Tomokazu Harimoto (3º, Japão) e Wang Chuqin (2º, China), até encarar o maior desafio de sua carreira: enfrentar o líder do ranking e ídolo local.

Sem se intimidar, Calderano derrubou mais um favorito. Com frieza, técnica apurada e postura agressiva, o carioca de 28 anos atropelou o jovem chinês com uma performance magistral, fazendo com que Shidong parecesse um jogador comum diante de sua superioridade.

Não imaginava vencer o número 3, depois o número 2 e agora o número 1. É surreal colocar meu nome na história do tênis de mesa mundial”, disse o brasileiro, ainda emocionado.

Mas trabalhei muito e sempre acreditei em mim”, completou, antes de se emocionar às lágrimas.

Calderano também comentou sobre a importância das mensagens de apoio que recebeu, especialmente após um período difícil. Poucos meses atrás, ainda se recuperava da decepção de não conquistar uma medalha na Olimpíada de Paris, onde caiu nas semifinais.

No jogo decisivo, como de costume, Calderano precisou reagir. Foi superado no primeiro set, dominado pelo ritmo imposto por Shidong, que venceu por 11/6. A resposta veio na sequência: mais confiante, o brasileiro equilibrou as ações, encaixou seus saques e passou a controlar o jogo, vencendo por 11/7.

O terceiro set foi o mais disputado. Calderano largou na frente, mas viu o chinês virar. Com muita garra e inteligência tática, retomou a liderança e fechou em 11/9. A partir daí, o brasileiro cresceu ainda mais. Com uma atuação dominante, venceu o quarto set por 11/4, deixando o adversário perdido em quadra.

No quinto set, a ansiedade apareceu. O chinês abriu vantagem, mas após um tempo técnico, Calderano se reorganizou, voltou ao controle da partida e selou a vitória histórica com um 11/5, colocando o Brasil no topo do tênis de mesa mundial.

Fonte: Agora RN




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (84) 99465-0642

Visitas: 1196881
Usuários Online: 42
Copyright (c) 2025 - Assú Todo Dia
Converse conosco pelo Whatsapp!