
Atletas e entidades esportivas celebraram o Dia Olímpico, neste 23 de junho, com um pedido às autoridades. Mais de 5.500 nomes assinaram um ofício em que pedem que a Lei de Incentivo ao Esporte se torne permanente. O documento foi enviado ao presidente Lula e à Câmara dos Deputados.
O ofício conta com nomes de peso no esporte brasileiro,
como o tricampeão olímpico José Roberto Guimarães, além de Bernardinho, de Ana
Moser, ex-ministra do Esporte, e lendas de outras modalidades, como Hortência
Marcari e Magic Paula (basquete) e Lars Grael (vela). Há ainda atletas
paralímpicos, como Daniel Dias e Petrúcio Ferreira.
O documento foi enviado nesta segunda-feira por ser um dia que marca duas datas
importantes no esporte brasileiro: o Dia Olímpico e o Dia Nacional do Esporte.
Os atletas e as entidades, então, decidiram transformar o 23 de junho numa data
de mobilização.
“Atualmente, a Lei de Incentivo ao Esporte está garantida somente até o fim
de 2027. Ou seja, além de ainda não ser permanente, tem data para acabar.
Estamos falando da principal política de fomento ao esporte no País, que
transforma a vida de milhões de brasileiros. Se a Lei de Incentivo ao Esporte
deixar de existir, milhares de projetos sociais vão encerrar suas atividades”,
explica Ana Moser, presidente-executiva da Atletas pelo Brasil.
A entidade reuniu atletas, clubes, federações, institutos, ONGs e projetos
sociais para assinar o ofício enviado ao presidente da República, ao ministro
do Esporte, André Fufuca, ao presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, e
a líderes partidários da Câmara e aos membros da Comissão Especial do PLP
234/24, que dispõe sobre a própria Lei de Incentivo ao Esporte.
No documento, o grupo pede não somente a permanência da Lei de Incentivo ao
Esporte, sem prazo para acabar, mas também o aumento no limite de investimento
de recursos – subindo de 2% para 3% – e que a Lei de Incentivo não concorra com
outras leis, como a da Reciclagem.
Segundo dados do Ministério do Esporte, mais de 15 milhões de pessoas já foram
impactadas diretamente pela Lei de Incentivo ao Esporte.
Fonte: Tribuna do Norte