https://www.youtube.com/channel/UCSgK0PVg6G0f3XaFAYkqeuQ

noticias Seja bem vindo ao nosso site Assú Todo Dia!

Estado

Previsão é de chuvas dentro da normalidade nos meses de março, abril e maio

A presença do fenômeno La Niña no Pacífico favorece a ocorrência de chuvas no Nordeste brasileiro

Publicada em 27/02/25 às 17:51h - 65 visualizações

Gustavo Varela/Assú Todo Dia


Compartilhe
Compartilhar a noticia Previsão é de chuvas dentro da normalidade nos meses de março, abril e maio  Compartilhar a noticia Previsão é de chuvas dentro da normalidade nos meses de março, abril e maio  Compartilhar a noticia Previsão é de chuvas dentro da normalidade nos meses de março, abril e maio

Link da Notícia:

Previsão é de chuvas dentro da normalidade nos meses de março, abril e maio
O meteorologista da Emparn ressalta que nas últimas semanas foi observado um aquecimento maior no Atlântico Sul que animou as previsões  (Foto: Reprodução)

De acordo com os dados obtidos durante a reunião “Análise e previsão climática para o Nordeste brasileiro no período de março a maio de 2025”, ocorrida na última terça-feira, e apresentados pelo meteorologista da Emparn, Gilmar Bristot na tarde da última quarta-feira, 26, a tendência é que as chuvas ocorram dentro da normalidade, levando-se em consideração o comportamento apresentado pelos oceanos Pacífico e Atlântico.

A presença do fenômeno La Niña no Pacífico favorece a ocorrência de chuvas no Nordeste brasileiro, assim como a condição do Atlântico Sul um pouco mais quente do que o Atlântico Norte.

A previsão de chuvas mínimas para o Rio Grande do Norte é de 159,7 milímetros em março, 164,8 mm em abril e 108,7 mm em maio, totalizando 433,2 mm.

A região com mais probabilidade de chuvas é a Leste, com um total de 533,8 mm (166,9 mm / 195,8 mm / 171,1 mm). Em seguida vem o Região Oeste, com 479,2 mm (197,5 mm / 180,2 mm / 101,4 mm); Região Central, com 376,9 mm (155,1 mm / 150,2 mm / 71,5 mm); e Agreste com 343,2 mm (119,2 mm / 133,0 mm / 91,0 mm).

O meteorologista da Emparn ressalta que nas últimas semanas foi observado um aquecimento maior no Atlântico Sul que animou as previsões, porque até então todos os modelos analisados pela Unidade de Meteorologia indicavam que haveria uma deficiência de chuvas na região Nordeste entre fevereiro e o mês de maio; e com essa nova dinâmica do oceano, os modelos começaram a apresentar uma mudança, indicando chuvas próximas da normalidade e até um pouco acima disso. 

Quero lembrar que quando o ano tem uma previsão de normal, ele traz algumas características como ocorrência de veranicos dentro do período chuvoso e chuvas intensas em algumas localidades. Isso é inerente do clima semiárido quando se tem uma condição de normalidade”, enfatiza Gilmar Bristot. 

Para maiores detalhes sobre a previsão do tempo para os municípios do Rio Grande do Norte, como temperatura, chuva, vento, etc), acessar o seguinte endereço: https://meteorologia.emparn.rn.gov.br/meteograma

Fonte: Emparn




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (84) 99465-0642

Visitas: 1164794
Usuários Online: 61
Copyright (c) 2025 - Assú Todo Dia
Converse conosco pelo Whatsapp!