https://www.youtube.com/channel/UCSgK0PVg6G0f3XaFAYkqeuQ

noticias Seja bem vindo ao nosso site Assú Todo Dia!

Estado

Conta de energia elétrica ficará mais barata no Rio Grande do Norte a partir do dia 22

O índice médio do reajuste tarifário anunciado pela Aneel foi de -0,32%

Publicada em 15/04/25 às 18:41h - 37 visualizações

Gustavo Varela/Assú Todo Dia


Compartilhe
Compartilhar a noticia Conta de energia elétrica ficará mais barata no Rio Grande do Norte a partir do dia 22  Compartilhar a noticia Conta de energia elétrica ficará mais barata no Rio Grande do Norte a partir do dia 22  Compartilhar a noticia Conta de energia elétrica ficará mais barata no Rio Grande do Norte a partir do dia 22

Link da Notícia:

Conta de energia elétrica ficará mais barata no Rio Grande do Norte a partir do dia 22
Para a baixa tensão, que inclui a maior parte dos clientes residenciais, o efeito médio será de -0,30%  (Foto: Reprodução)

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), responsável pela regulamentação do setor elétrico no país, definiu as novas tarifas de energia elétrica que irão vigorar a partir do dia 22 de abril para os mais de 1,6 milhão de clientes atendidos pela Neoenergia Cosern.

O índice médio do reajuste tarifário anunciado pela Aneel foi de -0,32%. Para a baixa tensão, que inclui a maior parte dos clientes residenciais, o efeito médio será de -0,30%. A variação percebida pelos clientes atendidos em alta tensão, como indústrias e comércio de médio e grande porte, será de -0,33%.

Os custos de encargos setoriais estão contribuindo com 2,55% no índice de reajuste e os custos com transmissão e geração de energia com -0,20% no índice, totalizando 2,35%. Os custos de componentes financeiros tiveram efeito de -5,09% no índice final.

Composição Tarifária

Na composição da tarifa, a parte que compete à distribuidora apresenta o menor impacto. Do valor cobrado na fatura, 38,2% são destinados para pagar os custos com a compra e transmissão de energia. Os tributos (encargos setoriais e impostos) continuam tendo uma grande participação nos custos da tarifa de energia elétrica, representando 32,4% do total. A distribuidora fica 29,4% do valor pago pelos consumidores potiguares para cobrir os custos de operação, manutenção, administração do serviço e investimentos. Isso significa que, para uma conta de R$ 100,00, por exemplo, R$ 29,40 são destinados efetivamente à empresa para operar, manter e expandir todo o sistema elétrico nas 167 cidades atendidas pela distribuidora.

Fonte: Tribuna do Norte




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (84) 99465-0642

Visitas: 1223211
Usuários Online: 126
Copyright (c) 2025 - Assú Todo Dia
Converse conosco pelo Whatsapp!