noticias Seja bem vindo ao nosso site Assú Todo Dia!

Política

CPI das ONGs ouve lideranças agroindígenas de Mato Grosso

Os caciques são lideranças indígenas xavantes do estado de Mato Grosso, mas falarão à CPI representando tribos da etnia Haliti-Paresi

Publicada em 22/10/23 às 12:39h - 40 visualizações

Gustavo Varela


Compartilhe
Compartilhar a noticia CPI das ONGs ouve lideranças agroindígenas de Mato Grosso    Compartilhar a noticia CPI das ONGs ouve lideranças agroindígenas de Mato Grosso    Compartilhar a noticia CPI das ONGs ouve lideranças agroindígenas de Mato Grosso

Link da Notícia:

CPI das ONGs ouve lideranças agroindígenas de Mato Grosso
Os convites foram feitos em requerimentos do senador Mauro Carvalho Junior (União-MT)  (Foto: Geraldo Magela/Agência Senado )

A comissão parlamentar de inquérito (CPI) que investiga a atuação de organizações não governamentais (ONGs) na Amazônia faz audiência pública na terça-feira (24), às 11h, para ouvir os caciques Graciano Aedzane Pronhopa e Arnaldo Tsererowe sobre o setor agroindígena. 

Os convites foram feitos em requerimentos do senador Mauro Carvalho Junior (União-MT). 

Os caciques são lideranças indígenas xavantes do estado de Mato Grosso, mas falarão à CPI representando tribos da etnia Haliti-Paresi. 

O presidente da comissão, senador Plínio Valério (PSDB-AM), explicou que os Haliti-Paresi são responsáveis por uma experiência de sucesso na área do agronegócio sem a participação de ONGs. 

— Essa comunidade indígena vem se destacando na atualidade como os maiores agricultores de lavouras mecanizadas do mundo, sendo um exemplo de autonomia, liberdade e geração de emprego e renda. Eles são um exemplo de que é possível conciliar preservação e produção e ter autonomia. 

A audiência será uma prévia da próxima diligência a ser realizada pela CPI: uma visita às terras dos Haliti-Paresi na Chapada dos Parecis, em Mato Grosso. A viagem está marcada para a próxima sexta-feira (26). 

Fonte: Agência Senado 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (84) 99465-0642

Visitas: 361756
Usuários Online: 48
Copyright (c) 2024 - Assú Todo Dia
Converse conosco pelo Whatsapp!