noticias Seja bem vindo ao nosso site Assú Todo Dia!

Política

Assembleia Legislativa rejeita recurso e projeto que fixava ICMS em 20% é arquivado

Ao todo, foram 14 votos contra o recurso e os demais presentes se mantiveram em obstrução. A decisão foi tomada durante a sessão ordinária desta terça-feira (12)

Publicada em 12/12/23 às 16:31h - 22 visualizações

Gustavo Varela


Compartilhe
Compartilhar a noticia Assembleia Legislativa rejeita recurso e projeto que fixava ICMS em 20% é arquivado  Compartilhar a noticia Assembleia Legislativa rejeita recurso e projeto que fixava ICMS em 20% é arquivado  Compartilhar a noticia Assembleia Legislativa rejeita recurso e projeto que fixava ICMS em 20% é arquivado

Link da Notícia:

Assembleia Legislativa rejeita recurso e projeto que fixava ICMS em 20% é arquivado
Ao todo, foram 14 votos contra o recurso e os demais presentes se mantiveram em obstrução  (Foto: João Gilberto)

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte rejeitou o recurso favorável a matéria que fixava em 20% a alíquota modal do ICMS no Estado. Com isso, o projeto será arquivado conforme decisão da Comissão de Fiscalização e Finanças, que havia reprovado a matéria. Ao todo, foram 14 votos contra o recurso e os demais presentes se mantiveram em obstrução. A decisão foi tomada durante a sessão ordinária desta terça-feira (12). 

Em seguida, outra proposta polêmica também foi aprovada pela maioria dos parlamentares. Por proposição do deputado estadual Coronel Azevedo (PL), o Legislativo deu aval ao projeto que estabelece o sexo biológico como único critério para definição do gênero dos atletas em competições esportivas oficiais no RN. 

Temos assistido competições de boxe, natação, vôlei, e é muito desigual, é um atentado contra as mulheres”, disse Azevedo.  

A deputada estadual Isolda Dantas (PT) criticou a iniciativa, mas foi voto vencido. 

Há temas que precisam ser discutidos com a sociedade e com as pessoas envolvidas. É preciso fazer audiência pública. O que temos que considerar é que alguém que entra em processo para ser trans não é do dia para a noite que decide. Temos que respeitar a identidade de cada um”, disse a parlamentar.  

Também foram aprovadas duas proposições da deputada estadual Cristiane Dantas (SDD). O primeiro institui o ‘Maio Cinza’, mês dedicado a ações de mobilização à prevenção do câncer cerebral. Já o segundo, dispõe sobre a denominação do Instituto Estadual de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação do RN da unidade de Alexandria.  

De autoria de Isolda Dantas foram aprovadas 4 propostas. Uma delas dispõe sobre o reconhecimento do Festival de Teatro da UERN como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado. Também da petista, fica proibida a cobrança de taxa para emissão de documentos, taxa de repetência, taxa sobre disciplina eletiva e taxa de prova por parte das instituições particulares de ensino. 

Ainda de Isolda, fica instituída a Política Estadual de Atenção, Diagnóstico e Tratamento às Pessoas com Doenças Raras, assim como a campanha de prevenção e o combate às doenças associadas à exposição solar do trabalhador rural, do pescador e do aquicultor no RN.  

O deputado Ubaldo Fernandes (PSDB) viu 5 projetos do seu mandato serem aprovados. Dois deles reconhecem como Patrimônio Imaterial, Cultural, Histórico e Religioso do RN o Santuário Arquidiocesano dos Santos Reis e a Festa de São Sebastião, ambos de Natal.  

Do parlamentar, também foi aprovado projeto que dispõe sobre a instituição do camarote da acessibilidade como política pública de inclusão social nos espetáculos artístico-culturais, realizados ou subsidiados pelo Executivo. Ubaldo também conseguiu avalizar o nome de Marinho Chagas para o viaduto que interliga a Avenida Doutor João Medeiros Filho a Rua Conselheiro Tristão e a Ponte Newton Navarro. 

O último do deputado foi o que institui a Campanha Estadual de Saúde Bucal da Pessoa Idosa.  

Também foram aprovadas duas matérias de iniciativa da Mesa Diretora para a realização de sessões solenes. 

Fonte: Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (84) 99465-0642

Visitas: 361691
Usuários Online: 39
Copyright (c) 2024 - Assú Todo Dia
Converse conosco pelo Whatsapp!