noticias Seja bem vindo ao nosso site Assú Todo Dia!

Política

Assembleia Legislativa discute futuro da ciência no RN e comemora 20 anos da Fapern

Criada 14 de novembro de 2003, a Fapern tem como missão apoiar e fomentar a realização da pesquisa científica, tecnológica e a inovação para o desenvolvimento humano, social e econômico do Rio Grande do Norte

Publicada em 15/11/23 às 08:42h - 27 visualizações

Gustavo Varela


Compartilhe
Compartilhar a noticia Assembleia Legislativa discute futuro da ciência no RN e comemora 20 anos da Fapern   Compartilhar a noticia Assembleia Legislativa discute futuro da ciência no RN e comemora 20 anos da Fapern   Compartilhar a noticia Assembleia Legislativa discute futuro da ciência no RN e comemora 20 anos da Fapern

Link da Notícia:

Assembleia Legislativa discute futuro da ciência no RN e comemora 20 anos da Fapern
A instituição é vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec)  (Foto: Reprodução)

A tarde desta terça-feira (14) foi de discussão sobre o futuro da ciência no Rio Grande do Norte. Por iniciativa da deputada Divaneide Basílio (PT), a Assembleia Legislativa promoveu uma audiência pública para homenagear e discutir sobre os 20 anos da Fundação de Amparo e Promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte (Fapern). 

Criada 14 de novembro de 2003, a Fapern tem como missão apoiar e fomentar a realização da pesquisa científica, tecnológica e a inovação para o desenvolvimento humano, social e econômico do Rio Grande do Norte, a partir dos recursos previstos na Constituição Estadual e na legislação pertinente à pesquisa científica e tecnológica. A instituição é vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec), e atua junto a programas ou projetos de pesquisa realizados em instituições públicas ou privadas, assim como também promove a criação, a complementação e a modernização da infraestrutura necessária ao desenvolvimento científico e tecnológico. A Fapern também atua na concessão de bolsas de estudos e de pesquisa no País e no exterior; a formação ou a atualização de acervos bibliográficos e bancos de dados e de transmissão de informações, vinculados ao desenvolvimento do conhecimento. 

Durante a audiência, a deputada Divaneide Basílio deu a oportunidade para que todos os que fazem ou fizeram parte da Fapern expusessem suas impressões sobre o momento da ciência no Brasil. Os participantes falaram sobre o momento da pesquisa científica no país e a importância que o Poder Público tem no incentivo à produção de ciência com vistas à melhoria nas condições de vida da população. 

Apesar de ser uma audiência pública um pouco diferente, por estarmos comemorando os 20 anos dessa instituição tão importante, queremos ouvir as demandas para também dar encaminhamentos que nosso mandato possa contribuir”, explicou Divaneide Basílio. 

O diretor-presidente da Fapern, Gilton Sampaio, foi um dos que discursaram e enalteceram a importância da Fapern para o estado, assim como também fez questão de exaltar o papel de todas as pessoas que o antecederam no comando da fundação. 

Agradecemos à deputada Diva pela ação, que não é somente uma homenagem, mas também um momento para expormos quem é a Fapern e discutir novas políticas que poderemos seguir”, disse Sampaio. 

Após ouvir por mais de três horas pronunciamentos de pessoas que atuam na pesquisa científica no Rio Grande do Norte, a deputada Divaneide Basílio pactuou ações junto aos participantes. Ficou firmado o compromisso de trabalhar para o reforço à pesquisa básica e aplicada, pensando na integração com as políticas sociais; fazer uma visita institucional ao Instituto do Cérebro e tentar estreitar relações; buscar convênio com o Instituto Kennedy; manter e fazer novas parcerias com relação à educação básica; realizar nova audiência para discutir Marco Legal na área; e, ainda, incentivar a participação popular no Plano Plurianual para fazer com que a Fapern busque também ser contemplada. 

Vamos atuar para dar andamento a esses encaminhamentos e contribuir da maneira que pudermos com essa instituição tão importante para nosso estado”, disse Divaneide Basílio. 

Fonte: Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (84) 99465-0642

Visitas: 361653
Usuários Online: 20
Copyright (c) 2024 - Assú Todo Dia
Converse conosco pelo Whatsapp!